sábado, 31 de agosto de 2013

MOSTRA INTERDISCIPLINAR

No último dia 19, os alunos do 7º ano II participaram da IX mostra interdisciplinar de trabalhos envolvendo como tema principal o trânsito.
Os alunos Ana, Bruna, João, Gabriel, Mariana, Michele e Morgana, sob minha orientação nas aulas de Língua Portuguesa e a confecção das marionetes nas aulas de artes, desenvolveram uma linda história com o tema Álcool e Direção Não Combinam.
Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar atividades com o método de ensino-aprendizagem voltado para que o aluno obtenha maior atenção nos problemas sociais que vem ocorrendo por causa da bebida e direção, zelando pela qualidade de vida e segurança pessoal.
Com o surgimento da nova lei seca, tem-se em vista que a Instituição e os educadores devem ter em mente de fazer com que os alunos reflitam, desde jovens, a respeito do cuidado do trânsito, visando tornar cidadãos mais conscientes e responsáveis.
É necessário sensibilizar e conscientizar as pessoas de que álcool e direção não combinam, e que para um trânsito mais seguro é necessário atenção e respeito, trabalhando assim com o cotidiano e atividades lúdicas que façam o estudante refletir buscando fortalecer e deixar uma mensagem de reflexão e atitude na sociedade.
Tudo, desde a história até as marionetes, sonosplatia e cenários foram feitos com imensa dedicação, assim como os outros alunos, que em breve também será postado o trabalho deles aqui.

Abaixo, segue fotos do dia da mostra e o vídeo com a apresentação:

Título do Projeto: ÁLCOOL  E DIREÇÃO NÃO COMBINAM
Público – Alvo: 7º ano do E. F. II
Professora-Orientadora: Cleide Beatriz Tambosi Pisetta.
Alunos Expositores: Ana Julia Fiamoncini, Bruna Paola Erdmann, João Vitor Noriller, Gabriel Otávio Rampon Fiamoncini, Mariana Girardi, Michele Coñaco Horst, Morgana Moretto.










OBRIGADA A TODOS,

Cleide Beatriz Tambosi Pisetta.
Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Homem-Concha

Escola Municipal de Ensino Fundamental "Santo Antônio".
Diretor: Dário Pegoretti.
Orientadora: Mariney de Pim Oss Emer.
Professora: Cleide Pisetta.
Aluno: Gabriel O.R. Fiamoncini.
Disciplina: Português.
7° Ano 2.

Biografia de Johnny Virgil.

Johnny Virgil nasceu em 1974 na cidade de Blumenau, Brasil.
Graduou-se em letras e é mestre em ciências da informações, publicou em 1998, o volume de poemas breves. Leu o maior sucesso foi o livros. Homem Concha que teve mais de 50 mil unidades vendidos e seu sucessor é o Piolho ou Lambida.

Personagens:

Protagonista: Homem Concha.

(Qualidade do protagonista):
Ele era uma concha solitária mas mesmo assim conseguia se manter feliz.
(Psicológica): Ele se sentia constrangido por ter as conchas nas costa e psicologicamente ele via que ninguém o dará bola.
(Biológico): Ele possuía uma concha nas costas e tinha a aparência normal de um ser humano.

Ele nasceu no mar, chegou na praia em um dia de chuva, não foi aceito e foi rejeitado por moradores a foi achado 80 anos depois com "Conchas" marrons.

Resumo:
 O livro trata de um homem que já nasce como um adulto que nem um dia de temporal, de chuva chega a beira da praia. Juntos a ele possui uma enorme canela, onde ele não possui defesa e então usa a sua concha, que ele se esconde de grandes desafios do mundo. Foi vegetando por todos, foi encontrado por um senhor que o acolhe para seu lar, lá ele aprende coisas que para nós é simples e comum como se vestir, comer e até a falar, mais tarde ele volta ao oceano.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Capitão Fracasso - Ficha de Leitura

GAUTIER, Théoplile. O Capitão Fracasso. Editora nova cultura LTDA. São Paulo, 1987.


Pierre Jules Théophile Gautier (Jarbes, 31 de Agosto de 1811-Perus, 23 de outubro de 1872) foi um escritor, poeta ,Jornalista e crítico literário francês.
 
Eu gostei muito do livro, porque é uma aventura divertida engraçada. O texto traz a mensagem que com amigos conseguimos realizar nossos sonhos, mas sozinhos não. No livro não tem antagonista, mas o protagonista é um bom homem que vivia com seu mordomo Pierre, seu Gato Béelzebuth e seu Cachorro Miraut, até que conheceu os comediantes e embarcou numa aventura. A personagem que mais me chamou a atenção foi Isabelle uma comediante que era rica mas não ligava pra seu dinheiro. 


Palavras diferentes no livro e seus Significados:

1º -- Elucidado: Esclarecido.
2º -- Desmantelado: Destruída.
3º -- Pajem: Companhia, Companheiro.
4º -- Displicência: Que demonstra desleixo.
5º -- Língua: Medida correspondente a 6 quilômetros.
6º -- Inquietação: Agitação.
7º -- Astucioso: Manhoso,Arteiro,Sagaz,Espertalhão. 
8º -- Repelão: Empuxão.
9º -- Cólera: Ira, Raiva.
10º -- Perplexo: Indeciso.
11º -- Guarnecer: Prover do Necessário.
12º -- Majestoso: Suntuoso.
13º -- Obtivera: Conseguiu Ganhou.
14º -- Ametista: Pedra Semipreciosa de cor violeta. 
15º -- Vigoroso: Robusto.
16º -- Urrar: Dar urros, Berros.
17º -- Jaziam: Mortos, Sepultados.
18º -- Perspectiva: Panorama, Aparência, Probabilidade.
19º -- Aspirar: Desejar Ardentemente.
20° -- Sais: Substância dura,Solúvel,Seca,Usada, em banhos.


Escrito por: Ana Julia Fiamoncini - 7° II.

AMAZÔNIA - UM CAMINHO PARA O SONHO

Nome: Jachnkee M. C. Amazônia - Um Caminho para o Sonho.  Blumenau-SC. Ano 2011.

Biografia do autor

M.C.  Jachnkee é natural de Blumenau e vive atualmente em Ascurra SC.  Para escrever esta obra foi necessária uma extensa pesquisa e a convivência com os ambientes da Região Norte do Brasil. A Partir daí, pôde desenvolver os personagens e a trama, podendo aprimorar ainda mais conhecimento de mundo, viveu em Cusco no Peru, aprimorando seu saber a cultura andina.

Resumo:

 Eles puxaram a cortina e tiveram a visita de uma Metrópole: Estamos em Manaus. E está um lindo dia para conhecermos a cidade da Amazônia. Tem gente nessa história que até passou mal enquanto Daniel e Camila comiam pão e manteiga e Rafaela saiu do banheiro, toda de azul. Vamos em primeiro lugar para conhecer a cidade de Manaus e um guia foi junto para mostrar lindas e belas Paisagens. Rio Negro, Rio Branco e o mais famoso Rio Amazonas.
Foram conhecer o teatro no salão, conheceram arquiteturas teatrais por uma hora e meia a passos  rápidos entre as ruas de Manaus e conhecemos também um pouco da vida urbana. A Zona Franca de Manaus, Rafaela começou a se sentir mal apesar de fazer tanto calor. Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel.


 A iniciativa deles conhecer Manaus uma bela cidade e depois de todos os colegas juntos ajudar Rafaela.

 Mensagem:

O Fato de eles tanto querer conhecer Manau, conhecer o teatro, a vida das pessoas, isso eu acho que deve passar para os outros a oportunidade de conhecer a cidade, de fato.


Gostei, Porque além de eu gostar da história de Manaus eu queria um dia ir visitar esta cidade, linda e maravilhosa!

Escrito por: Elen M. B. Fronza - 7º II.